Código: | EDB10040 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | H | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Maria Pires Pessoa |
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Corpo docente: |
Ana Maria Pires Pessoa |
Português
Mobilizar conhecimentos numa perspectiva crítica do passado humano, bem como a compreensão de que aquele condiciona o presente e o futuro.
Ser capaz de utilizar os conhecimentos da História e da História de Portugal numa perspectiva comparada com outras áreas espacio-culturais.
Compreender, interpretar e questionar, de forma crítica, fontes e elementos diversificados de informação de acordo com as regras da investigação histórica.
Mobilizar literacias múltiplas nas abordagens dos temas históricos bem como dos fenómenos do mundo actual.
Revelar compreensão por pontos de vista resultantes de diferentes antecedentes históricos, em distintos contextos culturais e geográficos, na interpretação da sua cultura material.
Ser capaz de apresentar escrita e oralmente os saberes adquiridos utilizando a terminologia própria da História e revelando capacidade argumentativa.
1. Questões metodológicas relativas ao estudo da História
2. Origens remotas
3. Do condado Portucalense ao reino de Portugal
4. Uma nação em expansão geográfica
5. Do ocaso do absolutismo à revolução liberal
5.1 O iluminismo na Europa e em Portugal.
5.2. A revolução liberal portuguesa
6. Portugal Contemporâneo
6.1 Da guerra civil à pacificação económica e social.
6.2. O novo regime político republicano.
6.3. As dificuldades do Estado liberal - A emergência das ideias autoritárias em Portugal.
6.4. Ditadura militar e Estado Novo
6.5. Da consolidação do salazarismo ao marcelismo.
6.6. 25 de Abril de 74: Golpe militar, revolução e legitimidade constitucional.
Com estes conteúdos programáticos pretende-se ajudar futuras/os educadoras/es e as/os professoras/es dos 1º e 2º Ciclo do ensino básico a apropriar-se de várias referências fundamentais que lhe permitam uma leitura diacrónica e sincrónica, de uma perspetiva "a partir de baixo" (Thompson, 1966; Hobsbawm,2002) da História e da História de Portugal.
Pretende-se que compreendam a permeabilidade ideológica, social, económica e cultural presente em todas as opções possíveis, nesta área, numa sociedade democrática.
Pretende-se aprofundar o espírito crítico e a capacidade de auto questionamento, enquanto cidadã(o)s e enquanto profissionais.
- Sessões de enquadramento teórico com recurso a metodologias diversificadas que decorrerão preferencialmente em plenário.
- Sessões de enquadramento metodológico dos trabalhos a desenvolver pelas/os estudantes -estas sessões poder-se-ão processar em plenário, existindo momentos de apoio tutorial em grupo ou individualmente.
- Discussão orientada sobre temas, baseada na análise de bibliografia e documentos originais em suportes variados.
- Análise e interpretação colectiva de informações de carácter teórico e empírico.
- Elaboração de um pequeno trabalho de investigação, a partir de um documentário histórico.
- Apresentação e comunicação oral dos resultados destes trabalhos.
- Realização de uma visita de estudo em que as/os estudantes confrontarão os conteúdos da unidade curricular com aspectos do património cultural local. Com base nesta visita de estudo será realizado um relatório.
Poderão ainda visitar exposições temporárias ou sessões científicas ou culturais de acordo com os conteúdos do programa. Referimo-nos a iniciativas que decorram em Setúbal ou noutras cidades não muito distantes da escola.
A apresentação sistematizada de dados teóricos sobre os temas em discussão obriga à realização de sessões de leitura, discussão e análise de textos e outros documentos que permitam identificar e reflectir sobre as ideias pedagógicas, os actores educativos e as práticas escolares.
A observação e análise de documentos diversos permite que as/os estudantes tomem contacto com documentos originais ou sínteses históricas que evidenciem e aprofundem as problemáticas em discussão.
O trabalho de investigação permite a aplicação dos saberes adquiridos e a produção de sínteses originais.
O Relatório sobre a visita de estudo a realizar permite, ainda, a sistematização de conteúdos teóricos veiculados pela mesma.
Para cada uma das atividades previstas existem fichas de orientação que, previamente, são disponibilizadas às/os estudantes.
As sessões práticas são preenchidas com discussões teóricas, realização dos trabalhos, individuais ou em grupo.
Cada estudante será avaliado/a nos seguintes itens:
1) Intervenção nas aulas teórico/práticas – integra, pelo menos, uma intervenção oral preparada previamente pelas/os estudantes sobre o documentário histórico - 45%
2) Reflexões individuais sobre temas de aulas - 25%
3) Relatórios das visitas de estudo - 30%
Os estudantes terão que participar em 75% das sessões previstas.
Em cada sessão é sempre identificada a bibliografia que fundamenta as opções nela tomadas.
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